VAMOS LIMPAR A PRAIA

30 de maio de 2009

 

SEMENTE repleta de energia… SEMENTE imparável!
 
No passado dia 30 de Maio, uma equipa de 47 elementos (16 Voluntários SEMENTE, 10 cidadãos individuais, 15 alunos da EB1/JI da Aldeia e 6 pais) efetuaram a limpeza da Praia da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim. Esta ação contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim e com a colaboração de um grupo de surfistas e com o programa da Sic Radical Surf Total.

 

A participação da EB1/JI da Aldeia foi extremamente importante pois, para além da sua participação na iniciativa da limpeza da praia, foram expostos no local, no momento da limpeza, desenhos e textos preparados pelos alunos cujo tema foi a proteção e limpeza da Praia da Aguçadoura. Esta exposição dos desenhos teve muito impacto e foi uma forma de sensibilizar todos os veraneantes que por lá passaram nesse dia.

 

Às 10 horas em ponto começaram a chegar os primeiros Voluntários que se mostraram logo cheios de vontade e determinação em realizar mais uma ação promovida pela SEMENTE. Os Voluntários vestiram a camisola, muniram-se com os equipamentos necessários para a atividade: luvas, bonés, sacos de cores diferentes para recolha seletiva dos resíduos e embarcaram na aventura da recolha do lixo espalhado pela praia.

 

Após o trabalho árduo ao longo de alguns quilómetros de praia e dunas, chegou o momento de recuperar forças, com uma merecida pausa para lanchar, conviver e apreciar os resultados do esforço dispendido na limpeza na praia.

 

O resultado não podia ser mais satisfatório! Muitos e muitos sacos de resíduos recolhidos que foram transportados pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para a LIPOR!

 

Foi feita uma reportagem sobre esta atividade, divulgada no programa da Sic Radical, Surf Total.

 

No final da ação, um participante na ação e visitante habitual da Praia da Aguçadoura afirmou:

 

“Bastaram algumas horas para se verificar uma mudança enorme… já não parece a mesma praia. Esta é uma praia lindíssima e muitos gostam de usufruir dela… lamentável é que ninguém faça nada!”
Jorge Rebelo 

 

 

<< voltar
Formato Verde